segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Saiba sobre a OBESIDADE

   A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, situação que está associada a problemas de saúde. As causas são diversas e resultam da interação de fatores genéticos (herança familiar), e ambientais (nível sócio-econômico cultural), levando a hábitos alimentares e comportamentos pouco saudáveis.

   Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, no Brasil, cerca de 70 milhões de pessoas estão acima do peso considerado adequado. Neste universo, 13% da mulheres e 8% dos homens sofrem de obesidade. Nos Estados Unidos, 97 milhões de pessoas estão acima do seu peso ideal, sendo que, aproximadamente 10 milhões são considerados obesos. No mundo, este número chega a 1 bilhão de pessoas acima do peso e 300 milhões de casos de obesidade associada a alto risco de complicações.

   Entre os efeitos indesejáveis provocados pela obesidade estão a limitação dos movimentos, sobrecarga da coluna e, a longo prazo, problemas como artrose e doenças cardiovasculares (por exemplo: angina e infarto do miocárdio). O tratamento básico consiste na reeducação alimentar, atividades físicas regradas e, eventualmente, uso de alguns medicamentos. Dependendo do nível da doença, pode-se optar por tratamento psiquiátrico e cirurgia para redução do estômago.

Fonte:
http://www.abcdasaude.com.br/
http://www.diabetes.org.br/

31/01/2011 - 10'35''

Nenhum comentário:

Postar um comentário