sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

8 Dicas para prevenir a Insolação

De acordo com a dermatologista Mônica Carvalho, insolação é o termo que as pessoas usam quando sofrem uma queimadura solar mais grave e, eventualmente, até uma desidratação. Bolhas, inchaço, febre, dores no corpo e náuseas são os sintomas de que houve negligência quanto ao sol. "Quem passa por um quadro deste precisa ficar longe da praia e da piscina por, pelo menos, uma semana", afirma a médica. A seguir, ela ensina como evitar esses incômodos e, no caso de quem já abusou, como pode amenizar os sintomas.
1- Não se exponha muito tempo a uma temperatura elevada, além dos riscos de desidratação, você pode ficar com queimaduras solares.
2- Usar protetor solar é imprescindível, mas lembre-se sempre: apesar de proteger, ele não é uma barreira contra o sol. Chapéu, óculos escuros com proteção certificada e guarda-sol também são necessários.
3- O horário ideal para se expor ao sol é antes das 10 e depois das 16 horas. Os raios solares UVB (que causam as queimaduras) são mais fortes entre esse período e devem ser evitados.
4- Mesmo nos períodos de sol mais suave, nunca se exponha mais do que duas horas seguidas.
5- Um bebê não deve ficar mais de dez minutos no sol, mesmo de manhã cedo ou no final da tarde. A pele ainda é muito sensível para este tipo de exposição.
6- A quantidade ideal de protetor solar é de, pelo menos, uma xícara de café cheia para o corpo inteiro, não economize na hora de espalhar o produto. Essa quantidade varia se você estiver acima do peso.
7- Reaplique o protetor a cada duas horas e após banhos de mar ou piscina.
8- O fator solar depende do tom da sua pele. Veja qual o seu caso e aplique bem no corpo e no rosto:
Pele muito branca - corpo: FPS 40 / rosto: FPS 60
Pele branca normal - corpo: FPS 30 / rosto: FPS 30
Pele morena ou negra - corpo: FPS 15 / rosto: FPS 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário