quinta-feira, 7 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE


No DIA MUNDIAL DA SAÚDE a rede FARMACENTRO cuida da sua saúde e informa algumas dicas e prevenções para você se proteger.

Criado no ano de 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia tem por objetivo a preocupação em manter-se um bom estado de saúde para as pessoas ao redor do mundo, além de informar e conscientizar a população sobre os principais problemas e riscos que podem comprometer sua saúde. Segundo a OMS, ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, nos aspectos físicos, mentais e sociais.
Garantir informações sobre higiene, doenças e lixo visando à prevenção e diminuição nos riscos de doenças é um dos propósitos nesse dia e sendo assim, a rede FarmaCentro, com o objetivo de contribuir com o Dia Mundial da Saúde, faz a sua parte e disponibiliza Informações de prevenção para as doenças mais presentes na vida da população, atualmente.

CONJUNTIVITE
É a inflamação da conjuntiva. A baixa umidade do ar e aumento da poeira são os principais fatores para o aumento da doença. A forma de transmissão das conjuntivites infecciosas é usualmente por contato direto pelos dedos, toalhas, cosméticos e uso incorreto de lentes de contato.

Dicas de Prevenção:

ü  Lave as mãos com freqüência e evite coçar os olhos.
ü  Não encoste o frasco das pomadas e colírios nos olhos e lave mão antes a após aplicá-los.
ü  Evite compartilhar maquiagem e toalhas de rosto.
ü  Evite a exposição à agentes irritantes (fumaça) e alérgicos (como o pólen) que podem causar conjuntivite.
ü  Lave as mãos com freqüência e não as coloque nos olhos.
ü  Evite o contato com agentes químicos irritantes, use óculos de natação para nadar e óculos de proteção quando em contato com produtos químicos.
ü  Não use colírios ou pomadas sem prescrição médica.
ü  Use as lentes de contato segundo as orientações do seu oftalmologista e evite enquanto estiver com conjuntivite ou em uso de colírios ou pomadas.


GRIPE
A gripe é uma doença infecciosa aguda, causada pelo Vírus ARN.

Dicas de Prevenção:
ü  Cultive hábitos alimentares saudáveis, ingerindo alimentos ricos em proteínas, fibras, vitamina.
ü  Beba bastante líquido (água pura, suco de frutas ou chás). Os líquidos ajudam a manter o corpo hidratado, além de ajudar a eliminar as toxinas que fazem mal ao nosso organismo. Evite bebidas muito geladas;
ü  Durma pelo menos oito horas por dia;
ü  Evite aglomerações e ambientes fechados. Mantenha sempre o ar circulando para que os vírus não se concentrem no local;
ü  Evite choques térmicos, como tomar banho quente e sair no frio;
ü  Não fume e evite a poluição;
ü  Lave sempre as mãos;
ü  Espire pelo nariz, nunca pela boca. A mucosa do nariz foi feita para aquecer e umedecer o ar que respiramos, evitando que o ar chegue frio nos pulmões;


DENGUE
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos - Aëdes aegypti e Aëdes albopictus. Os transmissores de dengue, principalmente o Aëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações, em recipientes onde se acumula água limpa.

Dicas de Prevenção:

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para criadouro do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, calhas, lajes, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

ü  Mantenha caixas d’água tampadas.
ü  Remova sujeira e outros objetos que possam impedir a progressão de água em calhas. E não deixe água acumulada sobre a laje.
ü  Lave sempre, com escova e sabão, tanques e barris utilizados par armazenar água e os mantenha tampados.
ü  Preencha com areia os pratos de vasos.
ü  Mantenha garrafas viradas de cabeça para baixo.
ü  Mantenha pneus cobertos para não acumularem água em seu interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário