terça-feira, 21 de junho de 2011

Dia 21 de Junho – Início do Inverno

Dia 21 de Junho – Início do Inverno
O dia 21 de Junho marca o início da estação mais fria do ano, o inverno. É tempo de pegar os casacos no armário, separar as luvas e o cachecol, tomar um chocolate quente e dormir cheio de cobertores.
Mas é nessa época do ano, que as mudanças de temperaturas são mais bruscas, ficamos em ambientes fechados para nos proteger do frio e o ar está mais seco, que aumentam as incidências e consequentemente os riscos de contrair-se resfriados.
Por isso a Rede FARMACENTRO, listou uma série de cuidados que VOCÊ deve ter para não resfriar-se na estação mais “charmosa” do ano. 

- Evite mudanças bruscas de temperatura
O frio pode desencadear uma resposta na mucosa, que por meio de estímulos nos receptores nervosos de temperatura ou pela liberação de substâncias alergênicas, como a histamina, poderia provocar espirros, hipersecreção da mucosa e prurido nasal.
- Fuja dos vícios
Vícios como o cigarro e bebidas alcoólicas em excesso não só derrubam nossa imunidade, aumentando as chances de contrairmos doenças como a gripe, como também prejudica vários outros sistemas do nosso corpo.
- Evite aglomerações em ambientes ou salas fechadas
Assim você diminui as chances de inalar micro-organismos indesejados, principalmente se estiver com a imunidade baixa.  O contato com um número grande de micro-organismos exigirá uma resposta imunológica maior da mucosa para impedir que eles penetrem e sejam combatidos.
- Respire através do nariz
Pode parecer uma recomendação estranha, porém ao respirar pela boca, ficamos mais expostos a doenças como a gripe. O nariz apresenta uma capacidade maior de umidificar e aquecer o ar, permitindo que a temperatura e a umidade do ar nos pulmões sejam quase constantes, evitando um maior risco de infecções.
- Evite o Jejum
Passar muitas horas sem se alimentar é prejudicial ao organismo em qualquer situação, e não somente durante um episódio de gripe.  Isso porque o organismo passa a trabalhar em estado de alerta, priorizando a manutenção das funções vitais, com isso o combate a infecção torna-se secundário e ineficiente.
- Refeições equilibradas
Uma alimentação fracionada, com cerca de 5 a 6 refeições por dia e a presença de todos os grupos alimentares, protege o sistema imunológico contra gripes e outras infecções.
- Tome muito líquido
Uma boa hidratação pode prevenir a ocorrência de infecções. Cerca de dois litros de água por dia para permitir uma boa hidratação das mucosas.
- Evite o excesso de bebidas e alimentos gelados
Quando ingerimos alguma bebida ou alimento muito gelado, nossa mucosa reage para manter a temperatura estável, podendo liberar alergênicas.

Um comentário: